domingo, 28 de agosto de 2016

BEM AVENTURADOS OS MANSOS (Mateus 5:5)

Mansidão, uma questão puramente espiritual

1) A ordem das bem-aventuranças e sua importância:

a) Pobres de espírito – reconhecem sua miséria.

b) Os que choram – humilhação. Choro por causa do reconhecimento de sua pobreza.

c) Mansos – Uma vez que reconhecem a sua miséria, nada mais o afeta. O manso sente-se indigno de receber qualquer coisa, por isso, já não luta, de forma humana, por seus direitos. É a primeira das bem-aventuranças relacionada diretamente com o próximo, pois mansidão é em relação a outros.

2) A mansidão se relaciona com:
a) Humildade – Mateus 11:29 ; Efésios 4:1-2
b) Benignidade – 2 Coríntios 10:1; Tito 3:2


Segundo Mathew Henry: “Os mansos são aqueles que se submetem a Deus, à Sua Palavra e à Sua disciplina, que seguem suas direções e agem segundo seus desígnios, sendo amável com os homens”.

3) Exemplos de mansidão na Bíblia:
1 Pedro 2:18-23 – O Senhor Jesus é o maior exemplo de mansidão. Ele sabia que tudo estava nas mãos de Deus.
Filipenses 2:1-13 – O exemplo clássico de submissão e mansidão. O Senhor deixou Sua glória para se tornar como um homem e descer a ponto de morrer numa cruz. Ele foi levado como um Cordeiro para o matadouro e não abriu a sua boca (Isaías 53:7). Isso é mansidão

4) Moisés – Mansidão obtida através da cruz
Ex. 2:11-15 ; Números 12:3
Um dos maiores exemplos de um homem manso na Bíblia é Moisés. A própria Palavra de Deus dá testemunho de que ele era o homem mais manso que existia.
Porém, nem sempre foi assim. Depois de quase quarenta anos vivendo nos palácios de Faraó, Moisés, sabendo que seria o libertador de seu povo, tem uma atitude violenta, matando um egípcio. Depois, pensando ter sido descoberto, foge para o deserto. Neste ponto começa o tratamento de Deus, que dura mais quarenta anos. Depois de todo esse período é que a Bíblia dá o testemunho da mansidão de Moisés. Foram necessários quarenta anos no deserto, uma vida de solidão e de cruz, para que Moisés visse quem ele realmente era e quem Deus era. Só podemos nos tornar mansos se formos tratados, se tomarmos a cruz diariamente e nos humilharmos. É um trabalho do Espírito Santo, que vai doer, mas que vai nos fazer humildes e mansos.

5) Mansidão é diferente de passividade
João 2:13-17 – O Senhor, que era humilde e manso, é bastante firme ao purificar o templo. Ele o fez porque estavam em jogo os direitos de Deus.
Mateus 23 – Se não entendermos que mansidão e passividade não andam necessariamente juntas, podemos ficar escandalizados pela forma com o Senhor falou com os fariseus. Porém, isso mostra que a mansidão precisa ser acompanhada de firmeza nos momentos corretos e pelas razões certas.
Êxodo 32:19-27 – Moisés tem uma atitude violenta quando diz respeito aos direitos de Deus.
Quando se trata de proteger a si mesmo, o cristão deve permanecer manso, porém quando o assunto é o direito de Deus ele deve agir de forma firme e decidida.
Números 12 - Moisés não se defende diante de Arão e Miriã
O testemunho de que Moisés “era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” é dado exatamente em uma situação em que a honra de Moisés estava em jogo (Números 12). Quando questionado por Arão e Miriã, Moisés não tentou rebater ou defender seus direitos, porém quando os direitos de Deus estavam em jogo, ele foi firme. Da mesma maneira, quando o Senhor foi levado à cruz, Ele poderia ter sido livrado por Deus. Mas isso seria feito se Ele quisesse amar a Si mesmo e não ao Pai e à Sua vontade. Por isso, sabendo que essa era a vontade do Pai, Ele tomou a cruz como um cordeiro mudo indo para o matadouro. Mas sempre que os direitos de Deus eram ameaçados, o Senhor era firme.

6) As promessas aos mansos
Mateus 5:5 – Os mansos herdarão a terra.
Essa promessa é presente e futura. No presente ele pode herdar espiritualmente. É a vitória sobre o mundo. No futuro, quando o Senhor vier para reinar nesta terra, o manso irá reinar com ele.
Só os que aprenderem a mansidão se tornarão aptos a reinarem com Cristo. E a mansidão só é possível através do tomar a cruz diariamente. É como no exemplo de Moisés, que só se tornou manso após quarenta anos no deserto. Ali ele conheceu a Deus e a si mesmo. O tratamento de Deus produz mansidão. O cristão conhece a si mesmo, vê que é um pobre de espírito, ou seja, que não possui coisa alguma, mérito algum, nenhuma bondade, nenhum domínio próprio, nenhum amor, a não ser um amor egoísta, que só pensa em si mesmo. Depois disso, chora, lamenta sua situação, tornando-se manso, pois sabe que, se recebe qualquer bem, qualquer boa dádiva, é fruto de bondade e misericórdia de Deus, pois ele não merece nada.
Salmo 37:11 – Herdarão a terra e terão abundância de paz.
Isaías 29:19 – Terão gozo sobre gozo.

7) Como nos tornamos mansos?
João 12:24 – Morrendo para todo egoísmo e amor próprio.
Mateus 16:24 – Tomando a cruz diariamente
Só a cruz pode tornar alguém manso. Enquanto houver manifestação do velho homem, da velha natureza, o homem não conseguirá ser manso, pois sempre estará pronto a defender a si mesmo.

Nenhum comentário: