domingo, 17 de maio de 2009

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM (Mt 5:4)

As características do tempo em que vivemos:

Ap. 3:14-18 - A Igreja se sente abastada e por isso não há lugar para o choro. A ordem é ter e usufruir de tudo neste mundo, a pretexto de que "somos filhos do Rei". O modelo, Cristo, foi substituído por um novo modelo, que é o mundo. Não há lugar para o choro na Igreja.

O QUE É ESSE CHORAR?

Dois exemplos de Cristo:

- Não há menção do Senhor rindo na Bíblia. É dito que Ele alegrou-se em espírito, mas não que tenha dado gargalhadas, embora isso, provavelmente tenha acontecido, uma vez que Ele era um homem perfeito, com todas as emoções que temos. A Bíblia menciona que o Senhor tenha chorado algumas vezes. Duas delas podem nos ajudar a entender o choro na Bíblia:

a) João 11:35 - Diante do túmulo de Lázaro: Aqui o Senhor se vê face a face, mais uma vez, com o estrago que o pecado causou à raça humana. Ele sabe, melhor que nós, que o pecado não somente nos afastou de Deus, mas também nos tornou incapazes de fazermos a Sua vontade. A morte é o salário do pecado (Rm 6:23), e aqui está um alguém, colhendo o fruto do pecado, morto. Por essa causa, o Senhor chora. Ele não chora somente por Lázaro, pois Ele o ressuscitaria daí a pouco, mas pelo estrago que o pecado fez na raça humana. Essa é a razão do Seu choro.

b) Lucas 19:41 - Ao ver Jerusalém: Deus determinou abençoar Israel. Jerusalém seria o centro de Sua vontade. A partir daí Ele abençoaria toda a raça humana. Mas, agora, os judeus estavam tão distantes do propósito e da vontade de Deus, que o Senhor chora sobre a cidade. Como ela havia se afastado da Sua vontade! Como estava longe daquilo que Ele queria para ela! É por causa disso que o Senhor chora. Porque os homens se tornaram religiosos e se afastaram deliberadamente da vontade de Deus e não mais a desejavam. Haviam feito deuses para si mesmos. Jerusalém e todo o Israel cultuava a si mesmo e não ao Senhor.

Esses dois exemplos podem nos ajudar a entender porque devemos chorar. O Senhor chorou porque viu o estrago que o pecado causou na humanidade e também porque não havia, nos homens, o desejo de fazer a vontade de Deus. O afastamento de Israel do propósito de Deus feriu os corações amorosos do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E foi por isso é que o Senhor chorou.

Outros exemplos no Novo Testamento que nos mostram por que devemos chorar:

c) Devemos chorar pela nossa condição de pecadores

Lucas 7:36-50 - A pecadora que ungiu os pés de Jesus: Ao se encontrar como Senhor e ver a Sua santidade, a pecadora pôde ver também sua própria condição. Assim, não lhe restou outra alternativa, a não ser beijar os Seus pés e ungi-los, lavando-os com suas lágrimas e secando-os com seus cabelos.

Lucas 18:10-14 - A parábola do fariseu e do publicano - A atitude do fariseu exemplifica a religiosidade e a justiça própria. Já o publicano, que é um tipo de todo pecador, odiado até mesmo pelos de sua nação, mostra como devemos ser. Precisamos ter um reconhecimento de nossa própria miséria, se quisermos crescer diante de Deus. Vemos que nossa salvação é fruto de eterna e maravilhosa misericórdia de Deus. O publicano não usou máscaras diante de Deus, não reinvidicou coisa alguma, mas apenas pediu por misericórdia. Ele chorou por sua própria miséria. Essa deve ser nossa atitude quando nos aproximamos de Deus e vemos, na Sua luz, o que verdadeiramente somos. Então não nos resta outra alternativa, a não ser a de chorar.

d) Devemos chorar quando vemos ameaçado o propósito de Deus e a Sua vontade:
Apocalipse 5:1-4 - Um exemplo de João: Ao ver que ninguém era digno de abrir o livro e entender que aquele livro se tratava do propósito de Deus, João chorou muito. Devemos chorar assim pela vontade e pelo propósito de Deus. Seu choro, no entanto, só dura até ele ver que havia alguém que poderia cumprir a vontade de Deus. Devemos chorar até Cristo ser formado em nós.

Esses exemplos nos levam a entender que devemos chorar pelas coisas certas. Não é um chorar por perdermos alguma coisa ou por não conseguirmos outras. Isso pode acontecer, uma vez que somos humanos, mas nosso choro deve ser pela vontade de Deus, para que ela seja feita perfeitamente. Devemos chorar por causa da miséria do pecado e o que ele causa em nós. Devemos chorar todas as vezes que vemos ameaçado o propósito de Deus, para que Ele seja feito. Esse choro é espiritual. Não andamos chorando fisicamente, mas há um clamor em nossos corações para que Deus execute toda a Sua vontade. Isso é chorar e, por isso o Senhor tem por bem-aventurados os que choram. É uma bênção que choremos pelo estabelecimento do Reino de Deus.
Devemos chorar por vermos que somos inúteis e que não temos em nós mesmos qualquer condição de servir a Deus. Devemos chorar quando vemos o fracasso nosso e de nossos irmãos. Devemos chorar todas as vezes que o pecado e suas consequências se mostrarem entre nós e em nós.

AS PROMESSAS AOS QUE CHORAM

1) Lucas 6:21 - Os que agora choram, se regozijarão no futuro.

2) Salmo 30:5 - O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Há promessa de alegria para os que choram pela causa de Deus.

3) Salmo 126:5-6 ; Mt. 7:13-14 - O caminho é estreito. Hoje é tempo de semear, andando e chorando. Isso significa negação do eu, tomar a cruz. Haverá choro, não resta dúvida, mas há promessa de alegria no final.
O caminho para andar com o Senhor é estreito. Quem anda por ele terá que andar contra toda adversidade deste mundo. E é chorando que se anda nele. Ao final, haverá a recompensa.

4) Mateus 5:4 - Serão consolados - É uma promessa do próprio Senhor, de que haverá consolo para todos aqueles que choram. Em Apocalipse 7:17 e 21:4 nos é dito que Deus nos enxugará dos olhos toda lágrima.

5) Salmo 56:8 - Deus não se esquece de nossas lágrimas, mas as recolhe e coloca em Seu odre. O salmista sabe que suas lágrimas estavam todas no livro de Deus. Deus não se esquece de nós.

CHORAR E REGOZIJAR - É POSSÍVEL?

Só é possível quando temos a atitude correta. O choro é por causa da vontade de Deus e por causa do Seu propósito. Ao chorarmos, Deus mesmo é quem nos alegra. Somos fortalecidos por Deus quando buscamos a Sua vontade. Somos perfeitamente felizes quando estamos no centro da vontade de Deus. Por isso Paulo podia dizer "Alegrai-vos no Senhor", mesmo estando em uma prisão. É porque ele sabia que naquele momento era a vontade de Deus estar preso. Mesmo que ele pudesse chorar, sentir saudades dos irmãos e de sua própria liberdade, Ele estava ali pela vontade de Deus e isso o alegrava.

Um comentário:

Marcelo M. Duarte disse...

Obrigado Celso por esta preciosa lembrança!